domingo, 7 de novembro de 2010

Junto e misturado - o nordestino é filho dessa história...

Junto e misturado - o nordestino é filho dessa história...

“Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”. (Mayara Petruso, estudante de Direito, no Twitter).

“Dilma se elegeria sem contar com Norte e Nordeste” - 01 de novembro de 2010 17h12 atualizado às 19h46 (Eliano Jorge - Terra Magazine).

“Fomos nós. E por que não? ...Nossa imprensa não deveria assimilar esse “complexo de vira-latas” de região pobre, com o uso de uma avaliação atenuante para diminuir o peso da nossa responsabilidade nessa decisão. Foi o Nordeste mesmo, e daí?” (Ricardo Alcântara – Pauta Livre).

A propósito das constatações acerca da recente contabilidade eleitoral e, principalmente, do emblemático “apelo” da estudante Mayara Petruso, respeitando os vários pensamentos, exceto aqueles que afrontam a Constituição Federal, acrescento mais uma leitura à discussão: imagino que subestimam a capacidade de decidir do povo nordestino quando atribuem apenas ao programa Bolsa Família o sucesso de Lula/Dilma na Região. O Nordeste, mais que outras e desde sempre, é repositório de fatos e de vasta tradição de lutas pela Pátria, causas sociais e políticas. Cito alguns:
Descobrimento do Brasil – 22 de abril de 1500 em Porto Seguro (BA), hoje Bahia Cabrália.
Guerra dos Potiguares – nativos contra luso-brasileiros (Paraíba e Rio Grande do Norte, 1586-1599).
Guerra dos Aimorés – nativos contra luso-brasileiros (Bahia, 1555-1673).
Confederação dos Cariris – índios contra luso-brasileiros (Paraíba e Ceará, 1686-1692).
Quilombo dos Palmares (Século XVII) – região hoje localizada no município de União dos Palmares, no estado de Alagoas. Resistiu por mais de um século. Sua história e seu líder maior, Zumbi, são símbolos da resistência do africano à escravatura.
Expulsão das tropas invasoras holandesas – Na Batalha de Guararapes (1648 e 1649), ocorrida nos Montes Guararapes (Jaboatão dos Guararapes-PE). Simbolicamente, é considerada como sendo a origem do Exército Brasileiro e o surgimento da nossa Pátria.
Revolução Pernambucana de 1817 – Ressentido pelo abandono imposto pela Coroa Portuguesa, Pernambuco sonhava com a emancipação brasileira e a República, ideário compartilhado pela Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará (restrita a região do Crato).
Independência do Brasil (1822-1823) – brasileiros contra militares legalistas portugueses: Bahia, Piauí, Maranhão, Pará e Uruguai.
Consolidação da Independência do Brasil Ocorrida aos 02 de julho de 1823 com a expulsão das tropas portuguesas de Salvador. Foram os nordestinos baianos os brasileiros que mais guerrearam pela independência e, por isso, os que mais sofreram.
Confederação do Equador (1824) – Pretendia parte do Nordeste independente do restante do Brasil, sob a égide de uma república federativa. Com origem em Pernambuco, teve maior apoio no Ceará quando, tomando conhecimento da dissolução da Constituinte, as câmaras de Quixeramobim (CE) e Icó (CE) proclamaram a república e destronaram D. Pedro I. Seus líderes foram condenados à morte.
Conjuração Baiana – também denominada como Revolta dos Alfaiates: movimento de caráter emancipacionista ocorrido no final do século XVIII, na então Capitania da Bahia. Ao contrário da Inconfidência Mineira, foi um movimento de origem popular.
Sabinada (1837) – Insurreição popular liderada pelo médico e jornalista Francisco Sabino Vieira. Proclamaram a "República Baiana". Rompia com o Governo Imperial e destituía o Governo Provincial.
Balaiada - insurreição popular ocorrida no estado do Maranhão (1838-1841).
Guerra de Canudos (1896 a 1897) – Embates entre o Exército Brasileiro e nordentinos de dentro reunidos em movimento popular de natureza sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro (nascido em Quixeramobim-CE). Ocorreu na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia.
Dentre mais, poderia ainda mencionar Guerra dos Mascates, Revolução Praieira, Cabanada, Caldeirão, Revolta do Quebra-Quilos, Sedição de Juazeiro etc.
Como visto, para além do Bolsa Família há uma história. História que merece respeito, e muito. Atribuir tão-somente a tal Programa a justificativa do resultado das eleições no Nordeste, pois, mais do que realçar eventual miopismo histórico, é aviltar a índole nordestina, forjada na têmpera da luta contra as adversidades, em nome da construção da Pátria Brasileira, das liberdades e da justiça social. É querer aprofundar o preconceituoso corte dos “dois brasis” que tantas vidas e dignidades, heróicas e inocentes, suprimiu e arrostou ao longo da nossa história.
Mayara, que Direito você faz? Qual instituição lhe ensina?

O Brasil é belamente mestiço e assim deve continuar: junto e misturado.

Ricardo Machado – Promotor de Justiça/CE

Um comentário: